vacinação de professores

Sinprosm defende retorno presencial com garantia de imunização completa

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Paulo André Dutra (Sinprosm/Divulgação)

Depois do anúncio de que Santa Maria vai vacinar professores da Educação Infantil das redes púbicas e privadas, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) se reuniu com a prefeitura. A categoria municipal está em greve ambiental, deflagrada em 10 de maio, somente com atividades remotas.

LEIA TAMBÉM
Como Santa Maria vai poder vacinar professores sem desrespeitar o PNI

O posicionamento do comando da greve é pela retomada de qualquer atividade presencial somente com a imunização completa. A principal demanda é pela vacinação de trabalhadores de escolas, já que foi definido o retorno presencial. 

Inicialmente, já estão reservadas mil doses para trabalhadores da Educação Infantil. A aplicação será na próxima semana. A partir da disponibilidade de mais doses, os próximos níveis de ensino serão contemplados. A prefeitura explica que não há como apresentar um cronograma de vacinação, já que as ações de imunização dependem do recebimento de mais vacinas.

VÍDEO: sobreviventes da Kiss com comorbidades são vacinados contra Covid-19

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Madruga, será respeitada a autonomia de cada escola para a retomada gradual e escalonada dos professores e funcionários mediante a imunização.

- Esse encontro foi importante, porque, além de conversarmos sobre a imunização da categoria, conseguimos alinhar sobre esses detalhes, para mostrar que temos o suporte às escolas para um retorno mais seguro possível - destacou a secretária.

O encontro ocorreu com a participação das coordenadoras sindicais Martha Najar, Vera do Monte e Juliana Moreira, além dos professores Rafael Torres, Maitê Cézar e Selma Oliveira, do comando de greve. Pela prefeitura, estiveram o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), e os secretários Lúcia Madruga e Guilherme Cortez (Casa Civil).

- Por enquanto o que temos é uma série de boas intenções. Respeitamos, mas queremos ver ações concretas - disse a professora Martha Najar, uma das coordenadoras do sindicato.

NO LEGISLATIVO
O Sinprosm também participou de uma reunião com os vereadores Marina Callegaro (PT), Givago Ribeiro (PSDB) e Luci Duartes (PDT) nesta quinta-feira. Eles discutiram sobre a vacinação da categoria e reiteraram o retorno somente com imunização completa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ministra do STF participa de aula magna na Unipampa

VÍDEO: computadores e celulares são entregues a alunos da rede municipal Próximo

VÍDEO: computadores e celulares são entregues a alunos da rede municipal

Educação